Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
13 de Novembro de 2024
    Adicione tópicos

    Servidores do TRE apresentarão Sistema Pólis aos juízes da Comarca da Capital

    Equipe de servidores da Corregedoria Regional Eleitoral apresentará aos juízes e servidores de 120 Varas da Comarca da Capital da Justiça Estadual o Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor (Pólis), desenvolvido pelo TRE-CE. A apresentação será na próxima terça-feira, 22/9, às 9 horas, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, com a presença da corregedora regional eleitoral, desembargador Nailde Pinheiro Nogueira, e do juiz auxiliar da CRE, Neuter Marques Dantas Neto.

    Neste momento, o TRE-CE está implementando o módulo "Direitos Políticos", que possibilitará – de forma simples, célere, eficiente e segura, com acesso por meio de usuário e senha – a remessa das informações por todos os magistrados da Justiça Comum Estadual e pelas respectivas equipes de condenações criminais transitadas em julgado, de extinções de punibilidade, de interdições e de condenações por improbidade administrativa.

    Visando a inserção das unidades judiciárias da Justiça Comum Estadual, da capital e do interior, no Sistema Pólis, a corregedora do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, já encaminhou formulário de cadastramento aos juízes da comarca correspondente à sua jurisdição eleitoral, solicitando o preenchimento com os dados do magistrado e de dois servidores que operarão o Pólis. No final de junho deste ano, a CRE realizou a primeira reunião com uma comissão de juízes, no Fórum Clóvis Beviláqua, para apresentação do piloto do Sistema Pólis.

    De acordo com a equipe da Corregedoria Regional Eleitoral, ao disponibilizar os serviços do Pólis a usuários externos, haverá para estes os mesmos ganhos notados no TRE-CE, uma vez que restariam dispensados de custos hoje existentes, tais como os com material de expediente (papel, toner etc.) e com a expedição das comunicações.

    O que é o Pólis

    O Sisitema Pólis foi concebido por servidores da Corregedoria Regional Eleitoral e desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informacao do TRE-CE. A ferramenta substitui os ofícios e expedientes encaminhados em meio físico por órgãos e entidades à Justiça Eleitoral de informações a respeito de decisões ou fatos que restringem direitos políticos e que exigem registro no cadastro individual de eleitores.

    Em dois anos de utilização, já foram comunicados cerca de 90 mil óbitos pelo Pólis. Tendo em vista a celeridade e a qualidade das informações prestadas pelo sistema, foi verificado, neste dois anos, um aumento de 33% no número de registros de falecimentos de eleitores no cadastro e consequente cancelamento das inscrições.

    • Publicações1471
    • Seguidores284240
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-do-tre-apresentarao-sistema-polis-aos-juizes-da-comarca-da-capital/233452218

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)