Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Resumo de notícias desta terça-feira

    há 10 anos

    Meta de multas

    Polícia Militar vai apurar a denúncia de que o comandante responsável pelo policiamento em Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), teria estabelecido meta de 30 multas de trânsito diárias para cada militar. Conforme a denúncia, o major Emerson Melgaço Marinho determina que os policiais priorizem o trabalho das multas, mesmo que para isso as questões de segurança pública fiquem prejudicadas. A reportagem da Itatiaia tentou contato com Melgaço, mas ele não foi encontrado para falar sobre a denúncia. Já o comandante da 2ª Região, coronel José Hamilton Campos, disse que vai apurar as denúncias e tomará as devidas providências. Fontes da Itatiaia informaram que o major Emerson Melgaço Marinho já tinha estabelecido meta de multas quando era lotado em Betim, cidade da RMBH. Por isso, teria sido transferido para Ribeirão das Neves. (Rádio Itatiaia)

    Depressão

    O número de mortes relacionadas com depressão cresceu 705% no Brasil em 16 anos, mostra levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo com base nos dados do sistema de mortalidade do Datasus. Estão incluídos na estatística casos de suicídio e outras mortes motivadas por problemas de saúde decorrentes de episódios depressivos. Foi a depressão, somada à dependência química, o que provavelmente levou o ator americano Robin William, de 63 anos, a se matar, na segunda-feira passada (11). Os dados mostram que, em 1996, 58 pessoas morreram por uma causa associada à depressão. Em 2012, último dado disponível, foram 467. O número total de suicídios também teve aumento significativo no Brasil. Passou de 6.743 para 10.321 no mesmo período, uma média de 28 mortes por dia. As taxas de suicídio são muito superiores às mortes associadas à depressão porque, na maioria dos casos, o atestado de óbito não traz a doença como causa associada. No Brasil, a faixa etária correspondente à terceira idade é a que reúne as estatísticas mais preocupantes. No caso de mortes relacionadas à depressão, os maiores índices estão concentrados em pessoas com mais de 60 anos, com o ápice depois dos 80 anos. (Rádio Itatiaia)

    Rocinha

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) pediu à Justiça que o governo estadual indenize nove pessoas, vítimas de tortura na Rocinha, comunidade da zona sul da capital fluminense. A ação civil pública por ato de improbidade administrativa pede ainda a perda da função pública dos 31 policiais acusados das violações, bem como a suspensão dos direitos políticos deles por cinco anos e pagamento de multa civil de valor a ser fixado. Destes policiais, 13 já estão presos pelo envolvimento na tortura, morte e desaparecimento do corpo do assistente de pedreiro Amarildo. Na ação, a promotora Gláucia Santana pede indenização de, no mínimo, R$ 50 mil reais por cada uma das vítimas, além de um depósito de R$ 450 mil, a título de dano moral difuso. As torturas ocorreram, segundo o MP, entre abril e setembro do ano passado, durante a Operação Paz Armada, feita pela Polícia Civil e a Polícia Militar para prender traficantes e apreender armas e drogas. A UPP da Rocinha era então comandada pelo major Edson dos Santos, que está preso, acusado de ser o mandante da morte do assistente de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde julho do ano passado. (Agência Brasil)

    Gado

    Pecuaristas da região Central do Estado contabilizam os prejuízos causados pelo surto de Tripanossomose bovina, que nas últimas duas semanas já matou cerca de 500 animais e reduziu a produção leiteira em cerca de 60%, de acordo com estimativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A doença, provocada pelo protozoário Tripanossoma vivaz, causa anemia no gado, que deixa de se alimentar após a infecção e morre em até cinco dias. Os primeiros registros da doença no Brasil ocorreram no Pará, em 1972. Nas décadas seguintes, novos casos surgiram no Amapá, Mato Grosso e, em 2008, houve o primeiro registro em Minas Gerais. Para Kênia Silva Guimarães, coordenadora regional do IMA, as razões para o aumento de casos da doença têm ligação com procedimentos realizados pelos próprios produtores. Além do mosquito que transmite a doença, o uso compartilhado de agulhas em vários animais é muito comum, principalmente nas regiões leiteiras. Por isso, é importante observar as orientações da vigilância sanitária dentro das propriedades, alerta. Além da preocupação com uma possível expansão do surto para outras regiões, produtores alegam que o enfrentamento à doença se torna mais difícil porque o medicamento eficaz no combate ao protozoário não pode ser comercializado no país. A droga feita à base de cloreto de isometamidium é fabricada por um laboratório francês e comprada na Venezuela. Porém, por não ser reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, não está disponível no mercado brasileiro. (Hoje em Dia)

    Petrobras

    A Comissão de Ética Pública da Presidência da República vai pedir à Petrobras informações sobre a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela estatal. De acordo com o colegiado, que se reuniu hoje (18), o motivo do pedido é a existência de eventual sonegação de dados relevantes ao Conselho de Administração da Petrobras. O presidente da comissão, Américo Lacombe, disse que os conselheiros decidiram pedir novos documentos após o início da análise do caso. Ainda não há, no entanto, processo formalmente aberto para apurar se há alguma prática em desrespeito às normas de ética, segundo Lacombe. Em abril, os conselheiros também solicitaram informações ao ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró sobre a aquisição da refinaria. Um mês depois, Lacombe informou que a análise não tinha tido prosseguimento devido à ausência do relator do caso, Marcello Alencar de Araújo. A próxima reunião do colegiado que deverá deliberar sobre o assunto está marcada para 22 de setembro. Auxiliares do presidente da comissão informaram também que Lacombe será o relator do processo envolvendo Marcelo Fiche, ex-chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre denúncias de favorecimento envolvendo uma empresa que prestava serviços à pasta. (Agência Brasil)

    Seleção

    Dunga faz neste terça-feira, 11h, sua primeira convocação após o retorno ao comando da seleção brasileira. E um de seus mais importantes desafios será provar aos torcedores brasileiros que seu novo trabalho pode combinar rígidez de costumes e disciplina com inovação tática e reformulação. O treinador da seleção tem a chance de mostrar que está no caminho certo em seus dois primeiros testes, nos amistosos contra Colômbia e Equador, nos Estados Unidos, marcados para a primeira semana de setembro. Como já ocorreu na primeira convocação depois de uma Copa não vencida pela seleção, alguns dos principais nomes devem ser barrados para uma espécie de "sabático" enquanto o novo treinador testa novos jogadores. (Uol)

    Amarildo

    O Ministério Público estadual (MP-RJ) entrou, nesta segunda-feira, com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra 31 policiais militares acusados de torturar nove moradores da Favela da Rocinha, na Zona Sul. Segundo a 6ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, os casos ocorreram a partir de março de 2013, quando foi deflagrada a Operação Paz Armada pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, em conjunto com a 15ª DP (Gávea). A ação resultou na morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, em 14 de julho do ano passado. Na ação, que tramita na 5ª Vara de Fazenda Pública, a promotora Gláucia Santana requer que os policiais percam a função pública e tenham os direitos políticos cassados por cinco anos, além de receberem multa a ser fixada pela Justiça. Segundo o MP, os crimes foram relatados pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos. (O Globo)

    Gaza

    O cessar-fogo em vigor desde 11 de agosto na Faixa Gaza vai ser prorrogado por 24 horas, anunciou ontem (18) a delegação de negociadores palestinos no Cairo, pouco antes da trégua expirar. As facções palestinas e o Egito concordaram em estender o cessar-fogo durante mais 24 horas para facilitar que as negociações possam acabar em um acordo, informou em um comunicado em sua página do Facebook Izat Al Resheq, membro do Hamas que participa da delegação palestina que negocia no Cairo. Um cessar-fogo de 72 horas, que entrou em vigor no dia 11 de agosto, foi prorrogado por cinco dias na quarta-feira passada , prazo que terminaria na noite de hoje. Segundo a Agência Lusa, Israel aceitou o novo cessar-fogo de 24 horas. Israelenses e palestinos têm feito exigências aparentemente inconciliáveis. Os primeiros exigirem a desmilitarização da Faixa de Gaza pelo Hamas e os segundos pedem que seja retirado o bloqueio israelense. (Agência Brasil)

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resumo-de-noticias-desta-terca-feira/134208639

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)