Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rejeitada denúncia contra prefeita de Sambaíba

    há 14 anos

    A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça rejeitou, nesta quinta-feira, 19, denúncia do Ministério Público contra a prefeita do município de Sambaíba, Déa Cristina da Silva Miranda, acusada de ter deixado de cumprir ordem de pagamento de precatório a um credor do município.

    Seguindo o parecer da Procuradoria Geral de Justiça, o órgão colegiado considerou que, por atipicidade, a conduta atribuída à prefeita não se enquadra no artigo , inciso XIV do Decreto-Lei n.º 201/67, que considera crime, entre outros atos, deixar de cumprir ordem judicial, sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente.

    O relator, desembargador José Bernardo Rodrigues, explicou que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) define ato isolado do presidente do Tribunal de Justiça como ordem de natureza administrativa, e não judicial, como pretendia o MP ao fundamentar sua denúncia em um dos crimes de responsabilidade dos prefeitos previstos no Decreto-Lei n.º 201/67.

    O relator enfatizou que o que está sendo verdadeiramente descumprida é a sentença transitada em julgado para pagamento do precatório. Entretanto, lembrou que a ordem data de 2005, quando Déa Miranda ainda não era prefeita do município.

    Ademais, o desembargador ressaltou que, em 2009, a prefeita mandou incluir a ordem de pagamento do precatório no orçamento municipal de 2010, determinação esta que pode ser cumprida, segundo a legislação, até dezembro deste ano. Os desembargadores Maria dos Remédios Buna e Raimundo Nonato de Souza acompanharam o voto do relator.

    Tribunal de Justiça

    asscom@tjma.jus.br

    (98) 2106-9023/9024

    • Publicações7622
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeitada-denuncia-contra-prefeita-de-sambaiba/2334859

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)