Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Reduzida pena de estelionatário que operou em Sergipe

    Relator reconheceu haver contradição no acórdão do julgamento da apelação

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 deu parcial provimento aos embargos de declaração ajuizados por J.L.T.F. para reduzir a sua pena, sob a fundamentação de ocorrência de contradição no acórdão do julgamento da apelação criminal. Inicialmente, J.L.T.F. havia sido condenado na primeira instância a 9 anos e 11 meses de reclusão pela prática dos crimes de Falsificação de Documento Público e obtenção de financiamento mediante fraude. A apelação havia sido provida para fixar a sua pena em 7 anos e 10 meses de reclusão . Os embargos de declaração levaram o relator a reduzir a pena para 5 anos e 8 meses de reclusão.

    “Percebe-se, pois, que foi feita uma análise qualitativa, e não apenas quantitativa, das circunstâncias judiciais aplicáveis ao caso concreto de modo que, mesmo afastando a aplicação de uma ou outra, atribuiu-se valor às demais circunstâncias de modo a manter a pena-base acima do mínimo legal. Tal condição se manteria se houvesse recurso do órgão acusatório (Ministério Público Federal), fato não ocorrido. Assim, afastada a valoração negativa de determinadas circunstâncias judiciais, forçoso é reduzir a pena-base do apenado” afirmou o relator, desembargador federal Lázaro Guimarães.

    ENTENDA O CASO – O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra J.L.T.F., em razão da prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, ocorridos em meados de 2009. O acusado teria efetuado operações financeiras fraudulentas perante as instituições BV Financeira, BFB Leasing Arrendamento Mercantil e Finasa, o que lhe possibilitou a aquisição de inúmeros bens, repassados a terceiros.

    As operações teriam causado prejuízos não apenas a instituições financeiras, mas também a comerciantes locais, onde comprou bens financiados sem ter a intenção de pagar.

    O Juízo da 3ª Vara Federal de Sergipe condenou o réu à pena de 9 anos e 11 meses de reclusão, a ser cumprida em regime fechado, e ao pagamento de 33 dias-multa, à proporção de um trigésimo do salário mínimo, cada dia.

    J.L.T.F. recorreu ao TRF5, que, reconhecendo algumas circunstâncias favoráveis, reduziu sua pena para 7 anos e 10 meses de reclusão e 26 dias-multa. O apelado ajuizou, ainda, embargos de declaração, sob a justificativa de que, apesar de ter sido excluídas duas circunstâncias judiciais consideradas desfavoráveis pelo Juízo de primeiro grau, o acórdão manteve o número da pena, o que não seria possível, pois caracterizaria uma contradição.

    ED em ACR 9834 (SE)
    • Publicações5789
    • Seguidores907
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reduzida-pena-de-estelionatario-que-operou-em-sergipe/123304460

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)