Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Setembro de 2024
    Adicione tópicos

    MPT no estado tem nova procuradora-chefe

    Uma das metas de Alzira Melo Costa é interiorizar ações ministeriais para atender demanda reprimida de comunidades distantes da capital

    há 11 anos

    Manaus – A procuradora do Trabalho Alzira Melo Costa assumiu na quarta-feira (23) a chefia do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM) pelo biênio 2013/2015, em solenidade realizada em Manaus. Empossada oficialmente no cargo no dia 1º de outubro, em Brasília, Alzira substitui o então procurador-chefe Jeibson dos Santos Justiniano, que comandou a unidade de 2011 a 2013. A procuradora Fabíola Bessa Salmito Lima também assume como procuradora-chefe substituta.

    A nova gestão, segundo Alzira Melo Costa, terá como base excelência, organização e eficiência. “Apesar dos nossos poucos recursos financeiros e humanos, pretendemos ampliar a atividade do MPT, sempre pautado pela transparência e dignidade dos trabalhadores”, afirmou. A interiorização das ações ministeriais é outra meta da nova administração.

    O desafio do planejamento estratégico traçado pelo MPT ter apenas onze procuradores do Trabalho para atender um estado como o Amazonas, que tem mais de 3,5 milhões de pessoas. “Estamos estudando maneiras do MPT se enraizar pelo interior, atendendo a demanda reprimida das comunidades mais distantes e, em especial, assegurando o direito daqueles trabalhadores que não contam com uma unidade específica do MPT”, declarou.

    Participaram da solenidade o procurador-geral do Trabalho Luís Camargo, o presidente da Associação Nacional de Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do estado, desembargador David Alves de Melo Júnior, e representantes do Governo do Estado do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

    Perfil – Alzira Costa é formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Procuradora do Trabalho há quatros anos, trabalhou como analista do Tribunal Regional do Trabalho no estado (TRT-AM) antes de ingressar no MPT. Ela representa o órgão nos fóruns Lixo e Cidadania e Erradicação do Trabalho Infantil no Amazonas, além de ser coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

    Fabíola Bessa Salmito Lima também é formada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi procuradora do Estado por seis anos e desde 2010 atua como procuradora do Trabalho. Desde janeiro deste ano, Fabíola trabalha no MPT no estado e é coordenadora regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade). Um dos projetos prioritários da procuradora é a campanha nacional “Assédio é imoral”, que em 2013 está trabalhando o tema no setor bancário.

    Outro projeto é junto aos bumbás de Parintins que visa garantir os direitos trabalhistas dos artistas parintinenses e ainda tenta coibir irregularidades relacionadas à saúde, segurança e meio ambiente de trabalho durante a confecção das alegorias.

    Informações:

    MPT no Amazonas e Roraima

    prt11.ascom@mpt.gov.br

    (92) 3194-2812

    • Publicações7757
    • Seguidores632442
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações467
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-no-estado-tem-nova-procuradora-chefe/112000919

    Informações relacionadas

    Ministério Público do Trabalho
    Notíciashá 6 anos

    Trabalho de imigrantes no Brasil é tema de cooperação entre MPT e PF

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)