MPF ajuíza ações e expede recomendações para garantir a prestação de contas nas transições de prefeituras
Objetivo principal é assegurar às gestões seguintes o acesso aos dados de 2016 para prestações de contas futuras, evitando extravios decorrentes de desavenças políticas
O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) expediu 278 recomendações e moveu 39 ações civis públicas para garantir, nesta transição de mandatos de prefeitos, a prestação de contas dos recursos repassados aos municípios por meio de convênios federais. As medidas têm duas finalidades. A primeira é assegurar que os atuais gestores apresentem ainda este ano as prestações de contas cujo prazo final seja até 31 de dezembro de 2016. O segundo e principal propósito é garantir que esses prefeitos – principalmente os que não foram reeleitos – deixem aos seus sucessores todos os documentos necessários para as prestações de contas cujo prazo seja posterior a dezembro de 2016, evitando que sejam extraviados por causa de desavenças políticas ou desorganização.
O motivo das recomendações e das ações é que, em diversas transições anteriores, não foram apresentadas prestações de contas dos recursos gastos no último ano de governo. Os prefeitos antecessores frequentemente alegavam que a obrigação não seria deles, pois o prazo para comprovação dos gastos se encerrava na gestão seguinte, e os prefeitos sucessores afirmavam que não haviam sido deixados na prefeitura os documentos necessários.
Em razão disso, o MPF recomendou a 278 prefeitos que criem uma Comissão de Transição de Governo, com o objetivo de viabilizar o repasse de documentos de prestação de contas dos municípios aos prefeitos seguintes, e que exijam do novo gestor o recibo da entrega formal da documentação, especificando os documentos de forma completa e detalhada. Os prefeitos que encerram o mandato em dezembro também devem providenciar cópia ou digitalização de todos os papéis relacionados aos programas e convênios executados na sua gestão com prazo para prestação de contas na gestão seguinte, mantendo em sua posse, após a gestão, para apresentação da prestação de contas, caso o sucessor não o faça sob qualquer alegação – inclusive a de não ter recebido os documentos pertinentes. As medidas têm como base, também, a Resolução nº 1311/2012 do Tribunal de Contas dos Municípios, que igualmente regulamenta a transição de governo para garantir a transparência e a prestação de contas.
Quanto às ações judiciais, 34 delas foram ajuizadas pelo MPF em Vitória da Conquista – para todos os municípios da região –, e cinco foram propostas pelo MPF em Ilhéus e Itabuna (confira lista abaixo). As ações buscaram a condenação na obrigação de manter, nos arquivos públicos da prefeitura, todos os documentos necessários à comprovação das despesas públicas relacionados a recursos federais. Elas levaram em consideração que as prefeituras acionadas são alvo de ações judiciais e inquéritos civis públicos em função da ausência de localização dos documentos necessários nas anteriores transições de governo, apesar de recomendações já expedidas pelo próprio MPF em 2012.
No caso dos municípios da região de Vitória da Conquista, as ações foram propostas em junho, e os prefeitos já se comprometeram judicialmente a cumprir as providências indicadas. Os compromissos foram homologados pela Justiça Federal e, que, caso não sejam cumpridos, resultarão em sanções aos gestores. As demais ações e recomendações foram expedidas entre outubro e dezembro de 2016, com relação a outros 278 Municípios baianos.
Confira a íntegra de uma das recomendações enviadas pelas Procuradorias da República (modelo)
Confira a lista de municípios acionados:
Almadina |
Anagé |
Aracatu |
Arataca |
Barra da Estiva |
Barra do Choça |
Belo Campo |
Boa Nova |
Bom Jesus da Serrava |
Brumado |
Buerarema |
Caatiba |
Caetanos |
Cândido Sales |
Caraíbas |
Condeúba |
Cordeiros |
Dom Basílio |
Encruzilhada |
Guajeru |
Ilhéus |
Itambé |
Itapetinga |
Itarantim |
Ituaçu |
Macarani |
Maetinga |
Maiquinique |
Malhada de Pedras |
Mascote |
Mirante |
Piripá |
Planalto |
Poções |
Presidente Jânio Quadros |
Ribeirão do Largo |
Tanhaçu |
Tremedal |
Vitória da Conquista |
Confira a lista de municípios que receberam a recomendação:
Água Fria |
Buerarema |
Abaíra |
Abaré |
Acajutiba |
Adustina |
Aiquara |
Alagoinhas |
Alcobaça |
Almadina |
Amargosa |
America Dourada |
Andaraí |
Andorinha |
Angical |
Antas |
Antônio Gonçalves |
Aporá |
Apuarema |
Araçás |
Aramari |
Arataca |
Aratuipe |
Aurelino Leal |
Baianopolis |
Banzaé |
Barra |
Barra Alto |
Barra do Mendes |
Barra do Rocha |
Barreiras |
Barro Preto |
Boa Vista do Tupim |
Boninal |
Bonito |
Boquira |
Brejões |
Brejolandia |
Brotas de Macaúbas |
Buritirama |
Caápolis |
Cachoeira |
Caém |
Caetité |
Cafarnaum |
Caldeirão Grande |
Camacan |
Camaçari |
Camamu |
Campo Formoso |
Canarana |
Canavieiras |
Candeias |
Candiba |
Capela do Alto Alegre |
Capim Grosso |
Caravelas |
Cardeal da Silva |
Carinhanha |
Catolândia |
Catu |
Caturama |
Central |
Chorrochó |
Cicero Dantas |
Cipó |
Coaraci |
Cocos |
Conde |
Coribe |
Coronel João Sá |
Correntina |
Cotegipe |
Cravolândia |
Crisópolis |
Cristópolis |
Cruz das Almas |
Dário Meira |
Entre Rios |
Érico Cardoso |
Esplanada |
Euclides da Cunha |
Fátima |
Feira da Mata |
Filadélfia |
Firmino Alves |
Floresta Azul |
Formosa do Rio Preto |
Gandu |
Gavião |
Gentio do Ouro |
Glória |
Gongoji |
Guanambi |
Iaçu |
Ibiassucê |
Ibicaraí |
Ibicoara |
Ibicuí |
Ibipeba |
Ibipitanga |
Ibiquera |
Ibirapuã |
Ibirataia |
Ibititá |
Ibotirama |
Igaporã |
Iguaí |
Ilhéus |
Inhambupe |
Ipiaú |
Ipupiara |
Irajuba |
Iramaia |
Iraquara |
Irará |
Irecê |
Itabuna |
Itacaré |
Itaetê |
Itagi |
Itagibá |
Itaguaçu da bahia |
Itajú do Colônia |
Itajuípe |
Itamaraju |
Itamari |
Itanagra |
Itanhém |
Itapé |
Itapicuru |
Itapitanga |
Itaquara |
Itiruçu |
Itiúba |
Itororó |
Iuiú |
Jaborandi |
Jacaraci |
Jacobina |
Jaguarari |
Jandaíra |
Jequié |
Jeremoabo |
Jiquiriça |
Jitaúna |
João Dourado |
Jussara |
Jussari |
Jussiape |
Lafaiete Coutinho |
Lagoa Real |
Laje |
Lajedão |
Lajedinho |
Lajedo do Tabocal |
Lapão |
Lençóis |
Licínio de Almeida |
Livramento de Nossa senhora |
Luís Eduardo Magalhães |
Macaúbas |
Macururé |
Malhada |
Manoel Vitorino |
Mansidão |
Maracás |
Mascote |
Medeiros Neto |
Miguel Calmon |
Milagres |
Mirangaba |
Monte Santo |
Morpará |
Morro do Chapéu |
Mortugaba |
Mucugê |
Mucuri |
Mulungu do Morro |
Muquém do são Francisco |
Mutuípe |
Nordestina |
Nova Canaã |
Nova Fátima |
Nova Ibiá |
Nova Itarana |
Nova Redenção |
Nova Soure |
Nova Viçosa |
Novo Horizonte |
Olindina |
Oliveira dos Brejinhos |
Ouriçangas |
Ourolândia |
Palmas de Monte Alto |
Palmeiras |
Paramirim |
Paratinga |
Paripiranga |
Pau Brasil |
Paulo Afonso |
Pedrão |
Pedro Alexandre |
Pindaí |
Pindobaçu |
Piraí do Norte |
Planaltino |
Pojuca |
Ponto Novo |
Potiraguá |
Prado |
Presidente Dutra |
Presidente Trancredo Neves |
Queimadas |
Quinjigue |
Quixabeira |
Retirolândia |
Retirolândia |
Riachão das Neves |
Ribeira do Amparo |
Ribeira do Pombal |
Rio de Contas |
Rio do Antônio |
Rio do Pires |
Rio Real |
Rodelas |
Santa Cruz da Vitória |
Santa Inês |
Santa Maria da Vit´ria |
Santa Rita de Cássia |
Santaluz |
Santana |
Santo Antônio de jesus |
São Desidério |
São Domingos |
São Felipe |
São Félix do Coribe |
São Gabriel |
São José da Vitória |
São José do Jacuípe |
São Miguel das Matas |
São Sebastião do Passé |
Sátiro Dias |
Saubara |
Saúde |
Seabra |
Sebastião Laranjeiras |
Senhor do Bonfim |
Serra do Ramalho |
Serra Dourada |
Serrolândia |
Simões Filho |
Sítio do Mato |
Sitio do Quinto |
Souto Soares |
Tabocas do Brejo Velho |
Tanque Novo |
Taperoá |
Teixeira de Freitas |
Teodoro Sampaio. |
Tucano |
Ubaíra |
Ubaitaba |
Uibaí |
Umburanas |
Una |
Utinga |
Valença |
Valente |
Várzea da Roça |
Várzea do Poço |
Várzea Nova |
Vera cruz |
Vereda |
Wagner |
Wanderley |
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