Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida decisão que negou pedido de troca de perito judicial

    há 12 anos

    Não foi vislumbrada a falta de competência do primeiro designado, ou mesmo a possibilidade de possível dano irreparável ou de difícil reparação, pois, mesmo se o resultado não agradar a alguma das partes, elas podem requerer procedimento complementar.

    O médico indicado pelo Juízo para uma perícia um ginecologista e obstetra não poderá ser substituído por um reumatologista em uma ação na qual o autor requisita o pagamento de medicamentos por parte do poder público. A decisão é da 2ª Câmara de Direito Público do TJSC.

    O pedido foi feito pelo Estado de Santa Catarina, sob alegação de que o profissional apontado pela entidade atua em área compatível com a enfermidade da parte que será periciada. Argumentou que as perícias existem para que se saiba da real necessidade da medicação, já que pode haver outras formas de assistência farmacêutica que a entidade levaria aos cidadãos. A ideia é que se possa averiguar se a prescrição, por ventura, não se encaixaria nas diretrizes do SUS, evitando a concessão do pedido do autor.

    O relator do recurso, desembargador Luiz Zanelato, observou que o especialista escolhido, "além de ser da confiança do Juízo, é um profissional com conhecimento técnico/científico acerca da matéria em que deverá opinar".

    De acordo com o processo, o homem é pós-graduado em Perícias Médicas, titulado pela American Academy of Family Physicians e pela Universidade de Coimbra (Portugal), no Instituto de Medicina Legal, é também professor universitário e atua como jurisperito em diversas sub-sessões da Justiça Federal e em variadas Comarcas da Justiça Estadual em Santa Catarina.

    O magistrado lembrou, ainda, que o Estado não conseguiu convencer ou desqualificar o médico designado, de modo a que fosse substituído. Também não vislumbrou a presença de possível dano irreparável ou de difícil reparação, já que as partes podem indicar peritos e assistentes, sem prejuízo de, em caso de uma delas se sentir prejudicada, com o resultado do laudo apresentado pelo perito designado, requerer procedimento complementar.

    Processo nº: AI

    2012.048936-8

    Fonte: TJSC

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-decisao-que-negou-pedido-de-troca-de-perito-judicial/100243670

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)