Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Pontes lamenta falta de controle da febre aftosa no Ceará

    O deputado Luiz Pontes (PSDB) lamentou, em pronunciamento feito na sessão desta quinta-feira (03/09), que o Ceará não tenha avançado no controle de febre aftosa, que afeta os rebanhos de bovinos e caprinos. O deputado disse que foi noticiado pela imprensa, no último fim de semana, que o Ceará vai permanecer na zona de classificação de risco desconhecido com relação à aftosa e que a doença foi o principal aspecto negativo para que o Ceará não tenha recebido um certificado sanitário melhor.

    Luiz Pontes avaliou que isso é muito ruim para a economia do Estado, já que os produtores não vão poder comercializar o gado com estados vizinhos e até mesmo com outros países. “É ruim para nossa economia porque sem dar um passo adiante no controle da aftosa, nosso rebanho não terá o valor comercial que poderia ter, sem poder nem mesmo participar legalmente de feiras e exposições agropecuárias fora do Ceará”, afirmou.

    O parlamentar disse que o secretário de Agricultura, Camilo Santana e os técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário (Adagri) terão um grande desafio pela frente. “Vem aí a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, no próximo mês de outubro, e fica a expectativa para que, nessa nova fase, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Adagri sigam à risca as recomendações dos auditores do Ministério da Agricultura, que são: fiscalizar com mais rigor a vacinação dos rebanhos, maior consistência no trabalho de epidemiologia e melhorar as unidades espalhadas pelo interior cearense”.

    Luiz Pontes citou o exemplo do município de Tauá, onde, segundo ele, há produtores que já perderam 30% do rebanho de ovinos e caprinos em razão da aftosa. Ele lamentou ainda que tanto a Secretaria de Agricultura de Tauá como a Cooperativa de Pequenos Produtores de Ovinos e Caprinos de Tauá informam que não tomaram conhecimento de nenhuma morte de animal. “A Secretaria de Saúde de Tauá precisa vir a público esclarecer se está adotando as medidas necessárias para resolver o problema da mortandade de ovinos e caprinos apontada pelos pecuaristas”, defendeu.

    LM/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-pontes-lamenta-falta-de-controle-da-febre-aftosa-no-ceara/1841702

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)