Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça concede a Rocha Matos progressão ao regime aberto

    há 13 anos

    A 1ª Vara de Execuções Criminais da Capital concedeu, na sexta-feira (1º), progressão ao regime aberto ao ex-juiz federal João Carlos da Rocha Matos. Ele foi preso em 2003, pela Polícia Federal, em decorrência da operação Anaconda, .

    Segundo o Código Penal, art. 33, , o condenado deverá progredir gradativamente de um regime mais rigoroso para o mais brando, desde que preenchidos os requisitos legais, a fim de estimular e possibilitar a ressocialização. Para isso, é necessário que tenha cumprido mais de 1/6 da pena a que foi condenado desde a progressão ao regime aberto; apresente ótima conduta carcerária e não pratique faltas graves durante o cumprimento da pena.

    De acordo com a decisão, o relatório social foi favorável à progressão, pois concluiu que o sentenciado estabeleceu profunda relação entre o delito com o seu atual momento, nos fazendo perceber que fez reflexão crítica bem elaborada de sua prática nociva, nos permitindo, portanto, concluir que do ponto do Serviço Social, o reeducando reúne elementos relevantes profissionais e familiares com vínculos estabelecidos adequados à progressão da pena.

    O CASO: Em 30 de outubro de 2003, foi deflagrada a operação Anaconda pela Polícia Federal , com escutas telefônicas que captaram indícios de negociações ilícitas entre criminosos e integrantes do Judiciário. Sob a acusação de vender sentenças, o ex-juiz federal João Carlos da Rocha Matos foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região a 30 anos de prisão (formação de quadrilha, peculato, prevaricação, falsidade ideológica e corrupção passiva). Ele foi preso em 2003, apelou da decisão ao STJ (recurso especial) e ao STF (recurso extraordinário) e atualmente cumpria regime de prisão semiaberto.

    Leia a íntegra da sentença .

    Assessoria de Imprensa TJSP LV (texto) / AC (foto)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3736
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações330
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-concede-a-rocha-matos-progressao-ao-regime-aberto/2631670

    Informações relacionadas

    SERVIDORES PÚBLICOS SÃO CONDENADOS POR EXTRAÇÃO ILEGAL DE DIAMANTES

    Condenados 46 réus do caso "Poeira no Asfalto"

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)