Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUCIONAL: Corregedora regional realiza videoconferência com juízes formadores

    A corregedora regional da 1ª Região, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, realizou, nesta quarta-feira (2), um reunião por videoconferência com 22 juízes formadores. O evento também contou com a participação presencial do juiz federal Bruno Apolinário, que também atua como formador.

    O objetivo da magistrada, na reunião, foi de apresentar-se aos magistrados e conhecê-los para identificar possíveis dificuldades que eles estejam enfrentando no acompanhamento dos juízes federais substitutos e em fase de vitaliciamento e, ainda, receber sugestões para melhoria da metodologia de avaliação e dos cursos para formadores e vitaliciandos.

    A corregedora marcou para a próxima sexta-feira, 4 de maio, uma sequência de quatro reuniões com os 87 juízes federais que estão em processo de vitaliciamento. Os encontros também acontecerão por videoconferência, no período das 9h às 12h, com o mesmo intuito de estreitar o contato com os magistrados vitaliciandos e oferecer-lhes apoio e orientação.

    Formadores – A função do juiz formador no âmbito da 1ª Região foi instituída em 2017 pela Instrução Normativa nº 1 da Corregedoria Regional (Coger). Esse magistrado formado tem como tarefa acompanhar os juízes federais substitutos e vitaliciandos durante o estágio probatório.

    Aos juízes formadores cabe, ainda, orientar a atuação do juiz vitaliciando no que diz respeito à conduta profissional e perante as partes, serventuários e outros magistrados, sanando dúvidas, de natureza extraprocessual, relacionadas ao cargo exercido e aos procedimentos administrativos decorrentes da função; acompanhar o juiz no período do estágio probatório, examinando relatórios mensais produzidos e boletins estatísticos de produtividade, podendo solicitar esclarecimentos adicionais; analisar, mediante a preparação de relatórios semestrais, a atuação do juiz e elaborar relatório final individualizado três meses antes do término do estágio probatório, avaliando a atuação do juiz vitaliciando.

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3252
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/institucional-corregedora-regional-realiza-videoconferencia-com-juizes-formadores/573011481

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)