Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Instalação do Núcleo de Questões Agrárias e Fundiárias do Ministério Público do Pará

    Associada da Abrampa foi nomeada para coordenação do recém instalado Núcleo

    Foi instalado, na manhã desta terça-feira, 18/07, em Belém, o Núcleo de Questões Agrárias e Fundiárias no Ministério Público do Estado do Pará, no auditório Fabrício Ramos Couto, do MPPA, na Cidade Velha, em cerimônia presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins.

    O núcleo funcionará como espaço institucional permanente de debate, enfrentamento e tratamento dos conflitos. Entre suas atribuições estão a articulação e a interlocução entre o MPPA e órgãos ligados às temáticas agrárias e fundiárias, suporte às atividades das promotorias agrárias instaladas no Pará, institucionalização de fóruns de debate sobre a matéria e enfrentamento da problemática por meio da elaboração de projeto pioneiro de Câmaras de Tratamento de Conflitos Agrários e Fundiários nas Promotorias Agrárias.

    Técnicos do MPPA especializados no assunto darão apoio diretamente aos promotores de Justiça que tratam destes conflitos. A expectativa é que este suporte direcionado acelere a tramitação dos procedimentos e dê maior eficiência à resolução dos litígios.

    O núcleo também será responsável por viabilizar o acesso dos promotores de Justiça agrários ao SIG-F (Sistema de Informações Geográficas e Fundiárias), ferramenta em desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal do Pará, que permitirá a integração de dados agrários e fundiários no estado do Pará e funcionará como importante instrumento para a compreensão e solução de complexas situações envolvendo conflitos fundiários e agrários.

    Vinculado ao Centro de Apoio Operacional Cível do MPPA, o núcleo será coordenado pela promotora de Justiça agrária Ione Missae Nakamura. Com a instalação do núcleo, o MPPA cumpre um dos compromissos estabelecidos no seu plano estratégico, dando um passo inovador e preventivo no enfrentamento das questões agrárias no Pará.

    A Abrampa parabeniza os 25 promotores de Justiça que integram o GT Agrário e os que já integraram anteriormente o Grupo e que fizeram a proposta de criação do Núcleo Agrário como uma das ações do Plano Estratégico do Ministério Público do Estado do Pará em questões agrárias e fundiárias, aprovado em 2013 por Resolução do Colégio de Procuradores do MPPA.

    Com informações da Assessoria de Comunicação do MPPA

    Assessoria de Comunicação Social
    Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
    Fone: (31) 3292-4365
    comunicação@abrampa.org.br
    Facebook: /abrampa.mp
    Instagram: _abrampa




    • Publicações3784
    • Seguidores328995
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instalacao-do-nucleo-de-questoes-agrarias-e-fundiarias-do-ministerio-publico-do-para/479003343

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)