Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024

Inquérito 4781, que investiga notícias fraudulentas, denunciações caluniosas, ameaças ao STF e a seus membros.

O Ministro Alexandre de Moraes autorizou diversas diligências no âmbito do Inquérito 4781, cujo objeto é a investigação de notícias fraudulentas, denunciações caluniosas, ameaças ao STF e a seus membros.

Publicado por Vs Petições
há 4 anos

O Ministro Alexandre de Moraes autorizou diversas diligências no âmbito do Inquérito 4781, cujo objeto é a investigação de notícias fraudulentas (fake news), falsas comunicações de crimes, denunciações caluniosas, ameaças e demais infrações revestidas de animus caluniandi, diffamandi ou injuriandi, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal e de seus membros; e a verificação da existência de esquemas de financiamento e divulgação em massa nas redes sociais, com o intuito de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário e ao Estado de Direito.


As provas colhidas e os laudos técnicos apresentados no inquérito apontaram para a existência de uma associação criminosa dedicada à disseminação de notícias falsas, ataques ofensivos a diversas pessoas, às autoridades e às instituições, dentre elas o Supremo Tribunal Federal, com flagrante conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática.

As investigações também apontaram que toda essa estrutura, aparentemente, estaria sendo financiada por empresários que, atuando de maneira velada, fornecem recursos das mais variadas formas para os integrantes dessa organização, inclusive impulsionando vídeos e materiais contendo ofensas e notícias falsas com o objetivo de desestabilizar as instituições democráticas e a independência dos poderes.

Da mesma maneira, relatórios técnicos constataram a existência de um mecanismo coordenado de criação, divulgação e disseminação de notícias ofensivas e fraudulentas por intermédio de publicações em redes sociais, atingindo um público diário de milhões de pessoas, de maneira a expor a perigo de lesão a independência dos poderes e o Estado de Direito.

- Íntegra de decisão no Inquérito 4781

Veja também: Pós-Graduação em Direito Público direcionada para o MPF - Curso 100% Online. Acesse AQUI!

Fonte: STF

👉🏻 Tens dúvidas sobre o assunto? Deixe sua pergunta abaixo nos comentários que terei enorme prazer em respondê-lo.

👉🏻 Gostou do assunto? Recomende-o, curta e compartilhe para que possamos ajudar o maior número de pessoas possível!

  • Sobre o autorNOTÍCIAS JURÍDICAS
  • Publicações50
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inquerito-4781-que-investiga-noticias-fraudulentas-denunciacoes-caluniosas-ameacas-ao-stf-e-a-seus-membros/851352299

Informações relacionadas

tudo Trt, Estudante
Notíciashá 8 anos

Meios de Solução de Conflitos

Lucas Maronez Advocacia, Advogado
Artigoshá 3 meses

Inscrição indevida em cadastros de inadimplentes: o que fazer e como buscar indenização

Robson Magno, Advogado
Notíciashá 3 anos

Vai ter pente fino do INSS em 2021?

Marco Antônio Boscheti, Advogado
Artigoshá 11 meses

BPC/loas o que é e como funciona?

Alice Aquino, Advogado
Artigoshá 5 anos

Desejos para o Direito em 2020. Deixe o seu desejo aqui também

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)