Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ingressos para o 20º Botequim do Sisejufe estão esgotados

    A Escola Sindical 7 de outubro, da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Sudeste), seguindo a política nacional de formação, deu início na sexta-feira, 8 de abril, às 13h, no auditório do Sisejufe, a turma de 2011 do Curso de Formação de Formadores (FF), que terá três módulos. As aulas fazem fazem parte do Projeto Político de Formação da CUT-Nacional e prevê a formação de formadores para atuar no ORSB. Norteado pelos princípios cutistas da indelegalibidade e centralidade, o curso tem metodologia desenvolvida pela própria central. Compareceram 16 alunos, entre diretores de sindicatos filiados à CUT e trabalhadores da área de formação. O curso foi ministrado em conjunto, pelo formador da CUT-nacional, Beto Crispim, responsável para dar uniformidade no Rio à política nacional de formação da CUT Nacional e o formador e assessor de formação da CUT-RJ, Hélder Molina.

    Para Beto Crispim, a realização do curso na capital fluminense é um dos aspectos positivos desta turma. “O fato do curso acontecer na Cidade do Rio de Janeiro facilita a participação dos diretores sindicais que possuem agendas assoberbadas de compromissos. Precisamos ter formadores preparados para atender toda a demanda da entidade, pois a CUT não terceiriza sua formação. Este curso não é para formação pessoal, mas sim para formar formadores. O participante tem o compromisso, ao concluir, de ser um formador da rede da CUT”, explica.

    Para Helder Molina, o curso tem a missão de “construir um coletivo de formadores da entidade que possa atender não só as demandas que são reivindicações crescentes dos sindicatos filiados, como interiorizar a formação dos diretores e coordenadores sindicais”. Só no Rio, a CUT precisa atender a demanda de formação de dezenas de sindicatos filiados em seis regiões do estado.

    A falta de formadores da CUT é uma preocupação do diretor de Formação do Rio e diretor do Sisejufe, Roberto Ponciano. “Nossa realidade de liberação de dirigentes é complicada. Por isso, optamos por trazer o projeto da Escola Sete de outubro para o Rio ao invés de levar os participantes para Minas Gerais. Formar estes 16 dirigentes é dar um salto incrível de qualidade na formação da CUT, porque hoje efetivamente só temos o Helder Molina atuante no coletivo com o curso de FF concluído. É um curso da Escola 7, mas realizado no Rio, isto só prestigia a autoridade da Escola 7 na formação sudeste e auxilia a divulgar a Escola”, afirma.

    Já Marcelo Azevedo, secretário de Relações de Trabalho da CUT, o Curso de Formação de Formadores representa uma oportunidade política de dar um formação clássica as novas gerações de dirigentes sindicais que tiveram um perda de referência com a queda do Muro de Berlim. “A nova geração não tem experiência prática de ascensão da lutas de trabalhadores. Foram formados no descenso do socialismo. Portanto, a partir do curso de formação de formadores essa nova geração terá a chance romper dois problemas: a falta de acúmulo de experiências e a influência da formação que tiveram a partir da influência da pauta hegemônica da mídia”, refletiu Azevedo.

    Para o dirigente da CUT, há uma necessidade de formar novos quadros na entidade sob o âmbito de dois aspectos: enraizar a formação dos princípios cutistas no interior do Estado do Rio de Janeiro e principalmente, cobrir o hiato existente na estrutura da entidade, que tem os principais dirigentes e formadores em cargos políticos no atual governo.

    O primeiro módulo do Curso de Formação de Formadores foi concluído em 9 de abril. A segunda fase será realizada nos dias 13 e 14 de maio e o terceiro módulo em junho.

    Fonte: Imprensa Sisejufe

    • Publicações1453
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ingressos-para-o-20-botequim-do-sisejufe-estao-esgotados/2649768

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)