Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024

Homem é condenado por falsificar receituário médico para adquirir anabolizantes

Publicado por Enviar Soluções
há 5 anos


A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, condenar um homem à pena de um ano de prisão e 10 dias-multa pelo crime de falsificação de documentos para a compra de remédios de testosterona e esteroide anabolizante em farmácia. Ele teria feito uso de duas receitas médicas públicas falsas (receituário de controle especial do SUS) para comprar os medicamentos "Durateston", à base de testosterona, e "Hemogenin", esteroide anabolizante sintético, os quais somente são vendidos com prescrição médica.

O homem pagou o valor de R$ 10 por documento em uma academia, sem nunca ter se consultado com a médica do centro de saúde de onde teriam saído as receitas. Laudo pericial comprovou que as assinaturas do homem e da médica foram adulteradas. Em seu depoimento, a médica que teria subscrito o receituário confirmou que não o emitiu. Em sua defesa, o réu alegou não saber que os atestados adquiridos eram falsificados.

O argumento não convenceu o relator, desembargador Sérgio Rizelo. "O receituário médico é fornecido somente mediante consulta médica; é preciso, no mínimo, um exame clínico realizado por profissional da área da saúde para que seja realizada a prescrição de medicamentos de acordo com a enfermidade ou problema apresentado pelo paciente. O recorrente, ao ser interrogado, confessou que não realizou nem se submeteu a avaliação médica [...]. Além disso, as receitas foram adquiridas em uma academia, de um homem, estando os receituários médicos subscritos por uma mulher", afirma Rizelo (Apelação Criminal n. 0001065-78.2014.8.24.0007).

(Fonte: TJ-SC)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Advogado que gravou sessão de conciliação é condenado por litigância de má-fé

2) STF: Não incide contribuição previdenciária sobre parcelas adicionais

3) Cálculo da aposentadoria: 'Revisão da vida toda' do INSS pode valer para todos

_________________________________________________

Manual Prático Completo - Restituição de ICMS sobre a fatura de conta de luz
Kit Jurídico 14x1 - Restituição do ICMS Energia Elétrica /Revisão da Vida Toda / Trabalhista/ Previdenciário / Penal

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1374
  • Seguidores486
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações749
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-e-condenado-por-falsificar-receituario-medico-para-adquirir-anabolizantes/667956846

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)