Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Hilo de Almeida Sousa toma posse solenemente como desembargador do TJPI

    há 12 anos

    Hilo de Almeida Sousa tomou posse solene como Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, em sessão ocorrida na noite desta sexta feira, 02 de março, no auditório do TJPI, onde estiveram presentes personalidades que compõem a comunidade jurídica, autoridades militares, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, além de familiares e amigos.

    A cerimônia, presidida pelo Presidente do Poder Judiciário Piauiense, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, teve início com a formação da mesa de honra, composta pela corregedora do TJPI, Desa. Eulália Maria Ribeiro, o governador do estado, Wilson Nunes Martins, o Presidente da Assembleia Legislativa do PI, Dep. Themístocles Sampaio, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, João Batista Brito Pereira, o Presidente do TRT PI, Des. Wellington Jim Boavista, o Desembargador do TRT, Kassio Nunes Martins, o Sub-procurador do Ministério Público, Dr. Alípio de Santana Ribeiro, o prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, o vereador Roney Lustosa, representante da Câmara Municipal de Teresina, a Vice Presidente do Tribunal de Contas do Estado-TCE; Waltânia Maria Nogueira de Sousa Alvarenga, o Presidente da OAB-PI, Dr. Sigfroi Moreno Filho, o Presidente da Associação dos Magistrados do estado do Piauí-AMAPI, juiz José Airton Medeiros e o senador Ciro Nogueira, que de pé, juntamente com demais convidados, ouviram o Hino Nacional interpretado pelo Coral Vox Justitia, do Tribunal de Justiça do Piauí, acompanhado por músicos da banda da Polícia Militar do Estado.

    O Desembargador Edvaldo Moura declarou aberta a sessão e em breve pronunciamento disse que o Poder Judiciário do Estado do Piauí sentia-se honrado com a presença de todos na solenidade onde era empossado o mais novo membro do Colegiado da Egrégia Corte de Justiça do Estado,Hilo de Almeida Sousa, o qual descreveu como homem íntegro, com competência, dignidade e garra, qualidades aptas para servir à Justiça.

    A Desembargadora Eulália Maria Ribeiro e os Desembargadores Augusto Falcão Lopes e Erivan da Silva Lopes foram designados pelo Presidente do TJPI para acompanharam o novo desembargador na sua entrada ao recinto, bastante aplaudido pelos presentes. Em seguida, o Presidente Edvaldo Moura, externou o regozijo dos que fazem o Tribunal de Justiça ao receber o novo desembargador no Colegiado da Egrégia Corte, concedendo a palavra ao desembargador José Francisco do Nascimento para que fizesse a saudação oficial ao empossado, em nome do Tribunal de Justiça do Piauí.

    Hilo de Almeida Sousa ouviu ainda palavras elogiosas do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Piauí, Dr. Sigifroi Moreno e do o Sub-procurador do Munistério Público, Dr. Alípio de Santana Ribeiro, que discorreu sobre a trajetória do amigo durante caminhada no Ministério Público e frisou: Temos absoluta convicção de que este novo desembargador virá engrandecer e enaltecer o Judiciário pela sua honestidade e caráter, de forma significativa e afetiva, notadamente pela sua disposição de trabalhar, destacou o sub procurador do Ministério Público.

    Seguindo solenidade, o desembargador Edvaldo Pereira de Moura concedeu ao mais novo membro da Corte Judiciária piauiense, a maior Honraria do Poder Judiciário do Estado, o Colar do Mérito Judiciário que foi criado em 1994 para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer nacionalidade que tenham prestado serviços relevantes à cultura jurídica ou à Justiça. O Presidente do Tribunal de Justiça convidou a esposa, do recém empossado desembargador para entrega da comenda.

    Em seu discurso, o mais novo membro da mais alta Corte do Judiciário Piauiense falou de sua trajetória, rememorando sua infância na cidade de Colinas -Ma, lembrando de pessoas queridas e de seus familiares. Hilo de Almeida também fez referência ao compromisso que firmou para desempenhar o cargo de Desembargador da Egrégia Corte da Justiça piauiense. Estarei atento a experiência dos colegas com os quais dividirei a responsabilidade de distribuir Justiça, destacou. Finalizando discurso, o novel desembargador ainda agradeceu a Deus pelo momento, ao governador Wilson Martins e ao Colegiado do Tribunal de Justiça pela escolha do seu nome para tão elevado cargo.

    Após o pronunciamento de Hilo Sousa, o desembargador Edvaldo Moura, presidente do TJ, convidou o coral Vox Justitia para interpretação da música Mocidade e do Hino do Tribunal de Justiça do Piauí. Em seguida, declarou encerrada a solenidade, agradecendo a presença de todos.

    • Publicações2776
    • Seguidores117
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações593
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hilo-de-almeida-sousa-toma-posse-solenemente-como-desembargador-do-tjpi/3040144

    Informações relacionadas

    Notíciashá 12 anos

    Hilo de Almeida Sousa toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

    Fabiani Amaral, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Existe terceira instância na estrutura da Justiça Brasileira?

    Alternância para o Quinto é assegurada pelo CNJ e tem apoio da OAB

    Espaço Vital
    Notíciashá 13 anos

    Juiz que anulou união gay é pastor da Assembleia de DeusJornal O Globo revela que Jeronymo Pedro Villas Boas (foto) é também vice-presidente da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)