Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Febre Aftosa: meta é atingir 100% do rebanho cearense

    Na manhã desta terça-feira (31/03) o Governo do Estado deu mais um importante passo para acabar com a febre aftosa no Ceará. Em Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o vice governador Francisco Pinheiro e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, lançaram oficialmente a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2009. A primeira fase da campanha acontece durante todo o mês de abril. O objetivo é vacinar 100% do rebanho cearense. “Nosso governo não têm medido esforços para melhorar a vida do homem do campo. A meta é já em 2009 vacinar todo o rebanho do Estado e sair da classificação de área de risco desconhecido”, afirmou.

    Em seu discurso Pinheiro destacou a importância da participação dos municípios do Interior para atender as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Precisamos desse apoio. No Ceará ainda há cidades que não contam com um órgão municipal responsável pelas demandas do campo. Nosso intuito é convencer os prefeitos da relevância desses gestores para o aumento da produção agrícola em todas as regiões cearenses”, relatou o vice governador.

    Segundo Camilo Santana, o Ceará vem cumprindo as metas estabelecidas pelo Ministério, e busca, com a campanha deste ano, atingir a situação de médio risco da doença, quando ficará livre de barreiras sanitárias e poderá comercializar seu rebanho com outros estados. “É muito importante o empenho de todos os criadores. Além do Ceará, mais quatro estados do Nordeste também têm o status de 'área de risco'. Precisamos nos unir para acabar de vez com a doença”, defendeu o secretario.

    Camilo também confirmou o trabalho do Governo do Estado na melhoria dos serviços oferecidos aos agricultores e pecuaristas dando ênfase às ações da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce). “Desde o início do governo Cid Gomes estamos empenhados no fortalecimento de parcerias. Já melhoramos a infra-estrutura desses dois órgãos. No próximo mês de maio, já está prevista a realização de um concurso para a contratação de 76 fiscais e agentes estaduais de defesa agropecuária para compor o quadro da Adagri e até 2010 apliaremos de 20 para 25 as unidades da Adagri no Estado. “Queremos estar presentes em todos os municípios”.

    Na ocasião o secretário lembrou da importância da expedição de Guias de Trânsito Animal (GTA), por parte dos criadores, como forma de controlar e contabilizar o rebanho. “Estamos buscando parcerias para esse controle. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) já nos ajudar nessa fiscalização. A Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) também já esta autorizada a fazer esse controle”, finalizou.

    Na primeira etapa de vacinação de 2008, o Ceará alcançou um índice de 90,30%, enquanto que na segunda etapa do mesmo ano atingiu 87.6% de imunização do rebanho.

    Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

    Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/

    • Publicações1926
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/febre-aftosa-meta-e-atingir-100-do-rebanho-cearense/973311

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)