Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    De quem é a competência para julgar beneficiário que recebe indevidamente valor da remuneração de servidor militar da União já falecido? - Marcio Pereira

    há 16 anos

    Trata-se de crime de estelionato em face da Administração Militar, cuja competência é da Justiça Militar da União.

    Advém denorma contida no artigo 9º, III, a do COM (Código Penal Militar), segundo o qual "consideram-se crimes militares, em tempo de paz: os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituições militares, considerando-se como tais não só os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimônio sob a administração militar, ou contra a ordem administrativa militar".

    Por estar situada na esfera federal, a Justiça Castrense pode julgar civil que pratica o delito. Ademais, havendo órgão jurisdicional especial, prevalece a sua competência.

    Nesse sentido, merece transcrição o trecho do seguinte acórdão do Superior Tribunal Militar - STM: (Apelfo 2003.01.049299-2/RS DJ 21/11/2003) "EMENTA. APELAÇÃO. ESTELIONATO. PENSÃO MILITAR. Comete crime de estelionato o civil que, de posse de procuração e cartão magnético de pensionista militar, continua percebendo vantagem pecuniária, após meses de falecimento da legítima beneficiária, sem dar conhecimento da morte da pensionista à Administração Militar. Apelo defensivo improvido.

    Fonte: SAVI

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15363
    • Seguidores876016
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações128
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/de-quem-e-a-competencia-para-julgar-beneficiario-que-recebe-indevidamente-valor-da-remuneracao-de-servidor-militar-da-uniao-ja-falecido-marcio-pereira/117027

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)