Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Setembro de 2024

Caso Rendrik

Professor que matou Ex aluna por questões passionais...

há 8 anos

A 1ª Turma Criminal do TJDFT, em grau de recurso, reduziu a pena imputada ao réu Rendrik Vieira Rodrigues, de 18 anos para 15 anos de reclusão, em regime inicial fechado. A decisão aconteceu na sessão colegiada desta quinta-feira, 30/6, no julgamento da apelação contra sentença de 1ª Instância.

Rendrik foi condenado pelo Tribunal do Júri de Brasília pelo homicídio qualificado de Suênia Sousa Farias, ocorrido em 30/9/2011 por inconformismo do réu pelo término do relacionamento que mantinha com a vítima. A sessão de julgamento aconteceu no dia 10/12/2015, quando os jurados decidiram pela condenação de Rendrik por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e uso de meio que dificultou a defesa da vítima. O juiz – presidente do júri o sentenciou a 18 anos de reclusão.

O MPDFT e a defesa apelaram da decisão de 1ª Instância. O primeiro querendo a majoração da pena e o segundo, por sua vez, pedindo sua redução.

Ao julgar os recursos, a turma deu provimento às razões recursais da defesa, considerando que não houve justa fundamentação para o agravamento da pena em relação a dois pontos específicos: a) personalidade do réu, tida em 1ª Instância como deturpada; e b) consequências negativas do crime.

Em relação ao primeiro ponto, segundo o colegiado, apesar da gravidade do fato, não há fundamento para afirmar que o réu se trata de alguém de personalidade desvirtuada ou degradada, pois “nunca demonstrara antes qualquer desvio de conduta que pudesse levantar suspeitas de psicopatia ou sociopatia; todavia, num átimo, destruiu a boa reputação angariada ao longo de sua vida, por forma da incontida paixão nutrida pela vítima”, afirmou o relator em seu voto.

Quanto às consequências negativas do crime, os desembargadores concluíram que seus efeitos já tinham sido modulados pelo magistrado de 1ª Instância quando aplicou a pena-base acima do mínimo legal.

Não cabe mais recurso no âmbito do TJDFT.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações15
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações227
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caso-rendrik/356662989

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 13 anos

Advogado professor mata a aluna na saída da faculdade

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Diferença entre qualificadora, agravante e causa de aumento (majorante)

Filipe Demétrio Menezes Vittori, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que é homicídio simples?

Luís Filipe Salazar, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Tentativa de homicídio x Lesão corporal

Jimmy Deyglisson Silva de Sousa, Advogado
Artigoshá 5 anos

A dosimetria da tentativa. Qual critério?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)