Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Carnaval sem choque nas ruas - Diario de Pernambuco (Vida Urbana)

    População precisa ter cuidado com serpentina e outros materiais, segundo alerta divulgado pela Celpe

    Raphael Guerra

    A forte repercussão das mortes provocadas por choque elétrico em vias públicas na Região Metropolitana do Recife acendeu o sinal de alerta junto à população quanto aos riscos e cuidados básicos com a rede de energia elétrica. Com a chegada do carnaval, o folião precisa de mais atenção porque até mesmo serpentinas e hastes de metal em fantasias podem provocar acidentes com morte. Por isso, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou ontem dicas de segurança, além de reforço de 250 equipes de plantão só para o período.

    Um dos principais cuidados que se deve ter é com o lançamento de serpentinas metálicas. Em 2011, 16 pessoas morreram e 19 ficaram feridas numa prévia carnavalesca em Minas Gerais, após o artefato provocar curto-circuito e derrubar cabos de alta tensão. Mas não são só as serpentinas que podem danificar a rede elétrica, alertou o superintendente de Operações da Celpe, Saulo Cabral. Os materiais que, ao girar, provocam a explosão de confetes também recomendam cuidado para não atingir a fiação, disse. Fantasias com hastes de metal, ainda muito comuns, devem ser evitadas, já que o material é condutor de eletricidade.

    No último domingo, técnicos da Celpe, representantes da Secretaria de Defesa Social e da direção do Galo da Madrugada realizaram vistorias ao longo do percurso do clube. Cabral informou que a fiação está a seis metros e meio de distância do solo, um metro acima do padrão nacional. Outra ação realizada nos últimos meses foi a substituição dos 6,1km de fios descobertos por cabos isolados nesse percurso, pontuou.

    Ao longo desta semana, técnicos irão fazer visitas aos comerciantes e moradores do Centro do Recife para relembrar os cuidados com a rede elétrica, entre elas a de não subir em postes ou marquises. O Bairro do Recife passou por inspeção preventiva e 60 espaçadores foram instalados na Avenida Rio Branco, diminuindo os riscos de queda da fiação. Houve ainda 3 mil podas de árvores.

    Em Olinda, além dos 250 km de fiação, as caixas subterrâneas passaram por análise dos técnicos da Celpe. No último dia 9, a consultora de viagens Cynthia Araújo, 28 anos, disse que sofreu um choque elétrico ao pisar numa das caixas, na Rua do Sol. Ela teve queimaduras de terceiro grau.

    O investimento em ações preventivas e esquema de plantão não é à toa. Segundo a Agência de Regulação de Pernambuco, 113 mortes por choques em vias públicas foram registradas desde 2008. Com base nesse levantamento, o Ministério Público entrou com uma ação na Justiça para que a companhia pague multa de R$ 5 milhões por danos morais e coletivos. O último óbito aconteceu no dia 11. Diogo José da Silva, 10, tocou no fio-terra que estava conectado a um contador de energia, em Jaboatão dos Guararapes.

    Saiba mais

    Os investimentos anunciados

    R$ 5 milhões em custos

    250 equipes de plantão no carnaval

    600 profissionais entre eletricistas, coordenadores e engenheiros diariamente

    Galo da Madrugada

    6,1 quilômetros de fiação convencional (descobertos) trocada por cabos isolados

    12 equipes distribuídas pelas ruas do Centro do Recife

    Recife Antigo

    10 quilômetros de rede elétrica inspecionados

    3 mil podas de árvores

    Olinda

    250 quilômetros de rede elétrica inspecionados

    5 equipes exclusivas na Cidade Alta durante os dias de folia

    Orientações de segurança

    Trios elétricos devem respeitar a distância da rede elétrica

    Não fazer ligação clandestina (macacos)

    A montagem e a desmontagem de palcos e estruturas metálicas devem considerar a existência da fiação

    Não instalar enfeites próximo à rede elétrica

    A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção sob a rede

    Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) próximo à fiação, sejam metálicos ou não

    As estruturas metálicas deverão ser providas de aterramentos elétricos

    Nunca subir em postes ou marquises próximas à rede elétrica

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carnaval-sem-choque-nas-ruas-diario-de-pernambuco-vida-urbana/113703319

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)