Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados se manifestam a favor da inviolabilidade

    há 16 anos

    Durante a inauguração da sala de apoio ao advogado na Colméia nesta terça-feira, a presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, e o secretário de Justiça do DF, advogado e deputado Raimundo Ribeiro, manifestaram posicionamento favorável ao projeto de lei que garante a inviolabilidade dos escritórios de advocacia. Em discurso, os dois defenderam a sanção do projeto pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

    Estefânia pediu a atenção para o que classificou como uma questão "bastante atual". "Esse é um princípio garantido pela Constituição Federal e faz-se necessário destacar que o estatuto já prevê como prerrogativa a inviolabilidade do local de trabalho do advogado, o projeto vem apenas para regulamentar essa questão" disse. Na opinião da presidente da OAB/DF, é falso o argumento de que o projeto determina uma inviolabilidade irrestrita e que permitirá ao advogado cometer crimes. “Havendo indícios que incriminem o advogado, a lei permite cumprir mandado de busca e apreensão no escritório”. "O que o projeto evita é o abuso que, a título de investigação, simplesmente coloca em risco o sigilo profissional e o direito de defesa do cliente", afirmou Estefânia.

    O secretário de Justiça também defendeu a inviolabilidade dos escritórios de advocacia. "O projeto resgata e formaliza o direito à inviolabilidade, o que nós estamos vendo são críticas sem maiores fundamentos", afirmou Ribeiro. "Tomara que o presidente decida pelo verdadeiro Estado Democrático de Direito, o que nós desejamos é respeito ao trabalho do advogado, não queremos privilégios." O presidente Lula tem até 11 de agosto para decidir a questão.

    • Publicações5566
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-se-manifestam-a-favor-da-inviolabilidade/82216

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)