Motorista responderá por crueldade por atropelar duas galinhas
Uma raridade nos foros do RS: por atropelar e matar duas galinhas, o caminhoneiro Alexandre Ribeiro do Prado, 24 de idade, transformou-se em réu de um "termo circunstanciado" encaminhado ontem (19) pela Polícia Civil ao foro da comarca de São Valentim, município de 3.230 habitantes, no norte do RS.
O atropelamento com duplo resultado fatal ocorreu na sexta-feira passada (15). O caminhoneiro responderá por crueldade contra os animais.
O fato apontado como "ilícito" foi flagrado pela promotora de justiça Karina Albuquerque Denicol, que viajava de Erechim para São Valentim, pela rodovia RST-480. Após ultrapassar o caminhão, ela assistiu pelo retrovisor ao atropelamento das galinhas.
Sustentando que "o fato poderia ter sido evitado, pois mesmo sendo no asfalto o veículo não andava em alta velocidade", a promotora acionou, pelo celular, a Brigada Militar.
Minutos depois, ao atingir o perímetro urbano de São Valentim, o motorista foi parado por PMs e encaminhado à delegacia de polícia. A representante do Ministério Público diz ter testemunhado que o motorista poderia ter evitado o atropelamento das aves.
Na DP, o motorista sustentou que como o caminhão-frigorífico estava carregado (12 mil quilos de carne suína), ele não podia parar subitamente, ante o risco de tombar.
O termo circunstanciado tem 16 páginas narrando o fato, com fotografias operadas pela BM. O documento foi enviado para o Ministério Público, e a promotora Karina Albquerque Docol não poderá intervir no feito - acusando ou pedindo o arquivamento - por ser testemunha do fato. Os autos devem ir ao promotor de uma comarca vizinha, que atuará como substituto.
Uma audiência já está marcada para o dia 3 de novembro e o benefício da transação penal pode ser oferecido ao motorista, pois ele não tem antecedentes criminais.
A comarca de São Valentim jurisdiciona também os Municípios de Benjamin Constant do Sul, Entre Rios do Sul, Erval Grande e Faxinalzinho, possuindo cerca de 1.200 processos em andamento. O juiz Alexandre Kotlinsky Renner presidirá a audiência.
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.